Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registrou o maior acumulado de chuva de abril nesta madrugada

Foram 64mm acumulados na cidade em pouco mais de duas horas de chuva. Previsão é mais temporais semelhantes até o fim de abril para, em maio, as chuvas reduzirem drasticamente.

18/04/2022 07:42

Teresina registrou nesta madrugada (18) o maior acumulado de chuva de todo o mês de abril: foram 64,5mm acumulados em pouco mais de duas horas de precipitação. Só na zona Leste, região mais vulnerável da cidade no quesito drenagem, a estação automática do Cemaden registrou acumulado de 55mm. Essa forte chuva foi resultado das frentes frias que adentraram o Piauí vindas do Sul do Bahia e que geraram instabilidade no céu.


Leia também: Quase 800 famílias já estão desabrigadas por causa da chuva em Teresina 


Quem explica é o climatologista Werton Costa: “Nós temos a manifestação do ar polar sobre o Sul da Bahia. As chamadas frentes frias costumam adentrar pela Bahia e provocar instabilidade ou episódios de chuva localizada. Essa frente fria mudou a concentração de umidade sobre o Piauí favorecendo a formação de nebulosidade, ou seja, núcleos de chuva em diferentes porções do território. Nos últimos dois dias isso tem se manifestado em forma de chuvas localizadas de diferentes níveis de intensidade”, diz.


Foto: Jailson Soares/O Dia

O 64,5mm de chuva registrados nesta madrugada em Teresina apontam que a água se acumulou muito rapidamente, o que significa mais transtornos para a população. Na zona Leste da capital, ruas ficaram alagadas e o trânsito amanheceu confuso com semáforos desligados e algumas vias com difícil acesso por carros e motos. Os trechos mais afetados se localizam nas Avenidas Homero Castelo Branco, Jóquei Clube e Nossa Senhora de Fátima.

Previsão aponta mais temporais

Teresina e o interior do Piauí deverão ter pelo menos mais dois episódios de chuvas intensas semelhantes à desta madrugada nas próximas semanas, segundo apontam as previsões meteorológicas. Vale ressaltar, no entanto, que a capital e o Estado como um todo estão no final do período de precipitações intensas e que a partir de maio as chuvas deverão ficar mais espaçadas diminuir de intensidade.

É o que explica o professor Werton Costa: “A previsão meteorológica aponta um cenário de continuidade das chuvas, porém é importante ressaltar que estamos no final da temporada chuvosa então essas chuvas são episódicas. Provavelmente tenhamos ainda gás para dois episódios de temporais sobre a capital e interior e depois as chuvas reduzem bruscamente até chegarem em maio, que é o período chamado de pós-estacional, onde as chuvas são simbólicas e bastante esporádicas”, finaliza.

Mais sobre: