Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UBS’s de Teresina funcionarão em horário diferenciado no Carnaval; confira

Sábado e domingo, somente quatro UBS abrirão, sendo uma em cada zona. Na segunda e na terça não haverá atendimento nas unidades, retornando somente na quarta-feira.

17/02/2023 09:17

Em razão das festividades de Carnaval, a rede pública hospitalar de Teresina funcionará em horário diferenciado nos próximos dias. Conforme informou a Fundação Municipal de Saúde (FMS), no sábado (18) e no domingo (19), somente quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão, sendo uma em cada zona da cidade. Veja abaixo:

Funcionamento das UBS no final de semana:

  • Zona Sul – Parque Piauí
  • Zona Sudeste – Renascença
  • Zona Norte – Santa Isabel
  • Zona Norte – Santa Maria da Codipi
  • Horário de funcionamento: das 7h às 19h.


Foto: O Dia

Já na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), as UBS’s de Teresina não funcionarão. Os serviços retornam somente na quarta-feira-feira de cinzas (22), quando quatro unidades voltam a abrir das 7h às 19h. O atendimento será totalmente restabelecido somente na quinta-feira (23), com todas as 91 UBS’s da rede hospitalar de Teresina operando normalmente.


Leia também: Carnaval: confira o funcionamento do comércio, bancos e shoppings em Teresina 


“As UBS’s são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais”, afirma Nádia Spíndola, diretora de Atenção Básica da FMS.

SAMU e UPA funcionarão normalmente no Carnaval

Outros serviços

Durante todos os dias de carnaval, a FMS mantém funcionando os serviços de urgência e emergência. Estarão abertos os hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e SAMU. A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimentos de cães, gatos e atendimentos clínicos. Já o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede ambulatorial, estará fechado, retornando seu atendimento na quinta-feira (23).

Mais sobre: