Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Volta às aulas: Setut diz que não há demanda para aumentar frota de ônibus em Teresina

Strans determinou aumento da frota para 250 veículos e disse que a regularidade na prestação do serviço gera a demanda.

14/02/2022 11:46

Entra ano e sai ano e o teresinense continua sem saber como fará para se deslocar dentro da cidade uma vez que os dilemas envolvendo o transporte coletivo da capital seguem sem uma definição. No último dia 27 de janeiro, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans) emitiu ordem de serviço às empresas de ônibus para que a frota fosse aumentada para 250 veículos a partir de 07 de fevereiro.

Os motivos eram a redução do cenário de pandemia e o retorno das aulas presenciais nas escolas teresinenses, o que aumentaria o fluxo de usuários do transporte público. No entanto, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) disse que, mesmo com essa volta às aulas, não há demanda para que a frota de ônibus aumente.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

É o que diz o coordenador técnico do Setut, Vinícius Rufino: “Se houver alguma necessidade, algum aumento de passageiros transportados considerável e verificado, essa frota poderá ser aumentada. O que podemos dizer é que nesse momento a frota operante na cidade é suficiente para cobrir a demanda”.


O Setut lembra que a Prefeitura tem o direito e o poder de aumentar a frota de ônibus em circulação caso opte por isso independentemente da quantidade de passageiros e da arrecadação com o serviço. No entanto, para que isso seja feito, o Sindicato das Empresas alega que é preciso cobrir antecipadamente o custo operacional do sistema.

“Deve-se observar que o Município deve fazer uma cobertura do custo operacional antecipadamente para essas operadoras para que elas possam ter condição de colocar essa frota na rua”, finalizou Vinícius Rufino.

De acordo com a Strans, Teresina tem atualmente 186 ônibus circulando. Na ordem de serviço emitida ao final de janeiro, o órgão disse que as empresas precisam manter regularidade na prestação do serviço para que o usuário volte a utilizá-lo e a demanda volte a crescer. Tendo em vista o não cumprimento da determinação do aumento da frota para 250 ônibus, a Strans informou ao O DIA que irá notificar os consórcios pelo descumprimento do contrato, acarretando em multa.

"Diariamente são emitidas as notificações, tem um todo um trâmite a ser cumprido. Eles vão receber as notificações, tem um prazo para recorrer, e a Strans vai analisar todo esse pedido de resposta que eles nos deram. Em caso de deferimento, vai ser emitida uma multa", explica Felipe Leal, gerente de planejamento da Strans.

Mais sobre: