Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fugitivos de Mossoró são recapturados a 1.600 km do presídio

Os dois são membros de uma organização criminosa e participaram de uma rebelião no presídio do Acre em 2023.

04/04/2024 às 16h36

Os procurados Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 36, foram recapturados na tarde dessa quinta-feira (4) após 51 dias foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O recaptura dos apenados é fruto de uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Veja o vídeo da condução dos criminosos no final da matéria.

De acordo com as informações, ambos foram encontrados na cidade de Marabá (PA), distante a 1.600 do local onde cumpriam pena, após terem atravessado três estados - Ceará, Piauí e Maranhão - até chegarem no Pará. Os dois são membros de uma organização criminosa e participaram de uma rebelião no presídio do Acre em 2023. Ambos foram transferidos para a unidade federal de Mossoró em julho do ano passado.

Fugitivos de Mossoró são recapturados a 1.600 km do presídio - (Divulgação) Divulgação
Fugitivos de Mossoró são recapturados a 1.600 km do presídio

Informações dão conta ainda que os fugitivos estavam em companhia de outros quatro homens na capital Belém e, com o aprofundar das investigações, foram encontrados em deslocamento em três carros para Marabá.

Por se tratar de uma fuga de uma penitenciária federal, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública montou uma força-tarefa com cerca de 500 agentes para achar a dupla.

Investigações

Durante os 51 dias de buscas, as forças de segurança pública moveram um quantitativo considerável de pessoas para encontrar o paradeiro dos fugitivos de Mossoró. Segundo as informações, a operação contou com equipes de cães, drones, helicópteros, reforços de policiamento nas fronteiras dos estados e o acionamento da Interpol (Polícia Internacional).

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça cumpriam penas de 81 anos e 74 anos de prisão, respectivamente.

VEJA VÍDEO:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Piauí enviou equipes para ajudar na recaptura

O Estado do Piauí enviou ajuda para reforçar as buscas pelos presos que fugiram da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O envio dos policiais atende a uma solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foram enviados agentes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil, e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), da Polícia Militar. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí não informou, no entanto, quanto policiais embarcaram para Mossoró.