Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudante de medicina condenado por estupro chega ao Piauí após extradição da Argentina

Marcos Vitor Aguiar Dantas desembarcou escoltado pela polícia na madrugada de hoje, fez exame de corpo de delito e aguarda audiência de custódia.

09/03/2023 07:40

Atualização

O ex-estudante de medicina, Marcos Vitor Aguiar Dantas, foi encaminhado, por volta das 9h30 desta quinta-feria (09), ao Fórum Criminal de Teresina onde deverá passar por audiência de custódia. Após chegar em Teresina, o ex-estudante, que foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável contra duas crianças, já passou por exame de corpo delito e, em seguida, foi conduzido à Central de Flagrantes para a lavratura do auto de prisão.

Após sair da Central de Flagrantes, Marcos Vitor tentou esconder o rosto com os cabelos até entrar na viatura da Polícia Civil. Ele havia deixado o cabelo e a barba crescerem no intuito de mudar a sua aparência enquanto esteve foragido. Por questões de higiene e saúde, o preso deverá ter os cabelos raspados ao ingressar no sistema prisional. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Em entrevista ao O DIA, o delegado Tales Gomes, da Gerência de Polícia Especializada (GPE), explicou que não há possibilidade de Marcos Vitor ser solto na audiência de custódia, pois a sua prisão é decorrente de uma condenação.

"A principal finalidade da audiência de custódia é avaliar a questão da legalidade da prisão e se o preso sofreu maus tratos. Ele vai ter a oportunidade de alegar [ter sofrido maus tratos], caso isso tenha ocorrido. O mandado de prisão é por condenação e não há hipótese dele ser solto na audiência de hoje. Ele vai ter que cumprir pena", explica o delegado.

Após a audiência de custódia, Marcos Vitor será encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena de 33 anos de prisão por ter cometido o crime de estupro de vulnerável contra uma irmã e uma prima. Por se tratar de crime sexual, o ex-estudante deve ficar separado da maioria dos presos e cumprirá a pena em uma ala com outros detentos com envolvimento na mesma tipificação penal.

Matéria original

O ex-estudante de Medicina, Marcos Vitor Aguiar Dantas, que é acusado de estuprar a irmã e uma prima, desembarcou em Teresina por volta das 3 horas da madrugada desta quinta-feira (09), após processo de extradição. Ele havia sido preso no dia 19 de janeiro na cidade de Mar del Plata, na Argentina, após ser condenado a 33 anos e 8 meses de prisão por crime de estupro de vulnerável.


Leia mais:

"Só a condenação não traz justiça", diz mãe de criança abusada por Marcos Vitor 

Polícia realiza diligências para prender Marcos Vitor após mandado de prisão 

"Se aproveitava da confiança", diz mãe de criança abusada desde os 5 anos em Teresina 


O desembarque aconteceu no Aeroporto Petrônio Portela e foi acompanhado por policiais das Forças Estaduais de Segurança de Pública. Após chegar a Teresina, Marcos Victor foi encaminhado até o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame de corpo de delito, e, de lá, seguiu para a Central de Flagrantes, onde permanece detido aguardando audiência de custódia.


Foto: Divulgação/Polícia Civil

Entenda

Marcos Vitor Aguiar Dantas estava foragido desde outubro de 2021, quando foi denunciado por ter estuprado a irmã e uma prima em crime cometido aqui em Teresina. Mesmo tendo fugido, ele foi condenado a 33 anos e 8 meses de prisão por estupro de vulnerável. Conforme a denúncia feita pela mãe de uma das vítimas, Marcos teria cometido os abusos durante pelo menos 5 anos.

Foragido, o nome do acusado entrou para a lista de procurados pela Interpol e ele acabou sendo localizado em janeiro deste ano na cidade argentina de Mar del Plata. As investigações apontaram que ele estava residindo em Buenos Aires e que vinha usando documentos falsos.


Aguarde mais informações.

Mais sobre: