Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bombeiros devem iniciar perícia no Hospital do Dirceu amanhã (21), diz diretor

Serão avaliados os danos causados pelas chamas, tanto na sala de repouso, que foi diretamente atingida, como em outros setores da unidade de saúde.

20/03/2023 12:34

O Corpo de Bombeiros do Piauí deve iniciar amanhã a perícia no Hospital do Dirceu, localizado na zona Sudeste de Teresina, que sofreu um incêndio neste domingo (19). A informação foi confirmada pelo diretor geral da unidade de saúde, Thiago Macedo.


Leia também: Idosa de 81 anos morre no HU após ser transferida do Hospital do Dirceu 


Segundo o diretor geral, os bombeiros irão avaliar os danos causados pelas chamas, tanto na sala de repouso, que foi diretamente atingida, como em outros setores da unidade de saúde. 

(Fotos: Assis Fernandes/ODIA)

“Fui ao Corpo de Bombeiros no início da manhã de hoje e foi garantido que até esta terça-feira será iniciada [perícia]. Será dada entrada na documentação e eles vão constituir, através de ofício, um perito para que ele venha e faça essa parte da análise. Só após o laudo é que teremos a real noção das causas e informaremos à FMS, para que tenham noção do real estrago”, explicou.

Thiago Macedo destacou que, após o laudo emitido pelos Bombeiros, equipes da engenharia da Fundação Municipal da Saúde também farão um levantamento da situação do hospital. Além da parte estrutural e elétrica da sala de repouso, outros setores serão avaliados para identificar se também ficaram comprometidos. 

“Até o momento, o que sabemos é que teve um incêndio no repouso feminino, que ficou destruído, mas a parte estrutural do restante do hospital, só após a perícia e a análise técnica da engenharia da FMS, que só poderá ser feita após a perícia do Corpo de Bombeiros. Diante disso, não é possível precisar quanto tempo o Hospital ficará fechado”, destacou.

Enquanto estiver fechado, o diretor geral do Hospital do Dirceu orienta que os pacientes busquem atendimento em outras unidades de saúde próximas da região, como do Renascença. 

A aposentada Francisca Barbosa de Carvalho, de 61 anos, reside na Taboca do Pau Ferrado, na zona rural Sudeste de Teresina. Ela conta que não sabia do incêndio e foi até o hospital tentar um agendamento, mas se deparou com a unidade de saúde interditada. 

Francisca Barbosa de Carvalho não sabia do incêndio e foi buscar atendimento no hospital (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

“Quando a gente marca no postinho, tem que vir aqui no hospital agendamento, e fomos informados que não está atendendo. Agora vamos ter que aguardar, porque os atendimentos estão suspensos”, disse.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Clara Leal, agradece aos funcionários da  FMS e a rede de apoio do município, estado e governo federal na transferência dos pacientes do Hospital do Dirceu após o incêndio ocorrido ontem(19)e fala sobre as medidas que foram tomadas.

Foram removidos 33 pacientes para outros hospitais da rede municipal , estadual e Hospital Universitário. A  orientação é que a população  busque outras unidades de saúde enquanto o hospital estiver fechado. A FMS aguarda a vistoria e laudo do Corpo de Bombeiros para iniciar os reparos.

O Hospital do Dirceu atende, em média, 250 pessoas por dia, e em momentos de picos chega a 450 atendimentos.

Mais sobre: