Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa debocha da greve dos professores por reajuste: “33 é a idade de Cristo”

Os profissionais da educação reivindicam o reajuste de 33,24% linear, frente aos 16% encaminhado pelo prefeito

25/03/2022 14:15

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, debochou do movimento grevista deflagrado pelos professores da rede municipal. Há 46 dias sem retornar às salas de aula, os profissionais da educação reivindicam o reajuste de 33,24% linear, frente aos 16% encaminhado pelo prefeito e aprovado por grande maioria na Câmara Municipal.

A Prefeitura de Teresina oficialmente alegou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para deixar o reajuste abaixo do estabelecido pelo Governo Federal, o prefeito Dr. Pessoa, contudo, tentou justificar que os professores de Teresina têm o melhor salário do Nordeste e afirmou que o reajuste de 16% será mantido mesmo com a greve.

Foto: Jailson Soares / O Dia 

“O salário dos professores (de Teresina é) melhor do Nordeste, é o 10º do Brasil. Tudo isso salário, não dizendo proventos outros, não. Quem quiser bater tambor pode bater. O prefeito fez, dentro de um olhar republicano, fez o que podia fazer”, disse.

Ao ser interpelado pela imprensa de que os professores cobram 33% de reajuste, o prefeito Dr. Pessoa debochou. “33 é a idade de cristo. É a idade que mataram Cristo”. O gestor logo em seguida se retirou e não respondeu aos demais questionamentos dos repórteres.

MP tenta solução para greve

O Ministério Público do Piauí iniciou semana passada um diálogo entre a Prefeitura de Teresina e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sindserm). O MP quer que a gestão apresente a documentação que comprove a alegação de que as condições financeiras do município só permitem o reajuste de 16%. 

Mais sobre: