Os carroceiros de Teresina interditam a Avenida Maranhão, próximo ao Troca-Troca, na manhã desta quinta-feira (08), cobrando que o prefeito da Capital, Dr. Pessoa não assine o projeto da vereadora Thanandra Sarapatinhas, que pede a proibição do uso de animais de tração no município.
A manifestação teve início em frente à Prefeitura de Teresina, por volta das 6h da manhã. Segundo Tina Lima, presidente da Associação dos Carroceiros, os trabalhadores relatam que até o momento não foram recebidos pelo gestor municipal. Para chamar atenção, os carroceiros seguiram em direção à Avenida Maranhão.
Leia também:
“Estão querendo me matar”, diz vereadora Thanandra em meio a protesto de carroceiros
Lei quer proibir que carroceiros usem chicote em animais de tração em Teresina
VÍDEOS: carroceiros interditam a Marechal Castelo Branco em protesto na frente da Câmara
(Foto: Assis Fernandes/ODIA)
“Não vieram falar com a gente, então vamos fechar a Avenida Maranhão. O projeto está aqui para o prefeito assinar hoje. A vereadora veio aqui, só para tirar fotos, porque ela gosta de mídia. Só saímos daqui quando ele rasgar o projeto, nem que a gente fique até segunda-feira. Ele não quer matar a gente de fome? Então vamos morrer de fome aqui na frente”, relatou Tina.
Na última terça-feira (06), os carroceiros e profissionais que trabalham com tração animal fizeram um protesto em frente à Câmara Municipal de Teresina contra o projeto da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) que proíbe o uso de animais para tração na capital e determina que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Centro de Zoonoses realizem um cadastro para reinserir carroceiros em outras profissões vigentes na cidade. Diversos pontos de congestionamento foram registrados ao longo da manhã e a via segue interditada nos dois sentidos.
(Foto: Reprodução/redes sociais)
O projeto, protocolado na última segunda (05) pela parlamentar, traz um Indicativo de Projeto de Lei que institui o programa de Redução Gradativa dos Veículos de Tração Animal com a inserção social dos condutores no mercado de trabalho. A matéria já está tramitando nas comissões.
A matéria estabelece que a Prefeitura de Teresina faça a doação de bicicleta de carga ou qualquer outro veículo similar acoplado a uma caçamba de baixo custo e de simples manutenção para os carroceiros cadastrados. O prazo para o direcionamento dos condutores e à inserção no mercado de trabalho é de um ano.
Projeto ainda não chegou à Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Teresina informou que o projeto da vereadora Thanandra Sarapatinhas sobre os trabalhadores das carroças ainda não chegou à prefeitura de Teresina e, por isso, ainda não está em análise pela equipe da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).