Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, liberação de máscara em locais fechados passa a valer a partir de amanhã (28)

O uso de máscaras passa a ser opcional aos cidadãos em ambientes abertos e fechados.

27/03/2022 15:21

A partir desta segunda-feira (28), não será mais obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados em Teresina. A decisão faz parte da quarta etapa de flexibilização  das medidas excepcionais para a contenção da pandemia do coronavírus. Segundo o Comitê de Operações Emergências Municipal (COE), a revogação da obrigatoriedade foi baseada nos indicadores epidemiológicos locais e em parametrizações de organismos nacionais e internacionais de saúde pública.

Foto: Pixabay

De acordo com o virologista do COE Municipal, Marcelo Adriano, é importante reforçar que o uso da máscara não ficou proibido. As pessoas que preferirem ou precisarem manter o uso podem continuar a utilizar o equipamento de proteção.

“As pessoas mais vulneráveis às formas graves de COVID-19 poderão, com toda liberdade, seguir recomendações de entidades médicas e científicas sobre uso de máscaras. São elas: pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, portadores de doenças crônicas, imunossuprimidos – especialmente, em situações de maior risco, como no transporte coletivo e em ambientes fechados com ventilação e distanciamento inadequados”, ressaltou o médico.

Na última sexta-feira (25), o governador Wellington Dias acatou a decisão do COE Estadual que deu o parecer positivo para a liberação do uso de máscara  em ambientes abertos e semiabertos em todo o Piauí. Segundo o COE Estadual, a medida leva em consideração os baixos índice de contaminação da covid no Estado e a redução na taxa de óbitos decorrentes da doença, bem como o número de internações.

No entanto, a medida no Estado vale somente para ambientes ao ar livre. O uso da máscara em ambientes fechados continua obrigatório no Piauí. Os imunossuprimidos também deverão continuar usando o item em caráter obrigatório em ambientes abertos e fechados.

Mais sobre: