Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Explosão em restaurante foi sentida até 100m; prédios devem passar por vistoria

Segundo o Corpo de Bombeiros, pessoas relataram ter ouvido um barulho muito alto, tremor e, alguns, chegaram a ter prejuízos, como vidros quebrados.

21/12/2022 09:34

explosão que destruiu o restaurante Vasto, na manhã desta quarta-feira (21), na zona Leste de Teresina, pode ser sentida em um raio de 100 metros do local do ocorrido. Segundo o Corpo de Bombeiros, pessoas em prédios, casas e estabelecimentos comerciais relataram ter ouvido um barulho muito alto, tremor e, alguns, chegaram a ter prejuízos, como vidros quebrados.

O tenente-coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros do Piauí, informou que, apesar do susto, as construções próximas ao local do ocorrido não devem ser interditadas. Entretanto, ele orienta que a população fique atenta a possíveis danos estruturais que possam surgir nos próximos dias.


Leia também: Vigilante sofreu queimaduras de segundo grau após explosão em restaurante 


“Houve uma projeção de objetos, em decorrência da explosão, e alguns prédios ao redor foram atingidos. O risco maior que a gente visualiza nesse momento está relacionado basicamente a riscos de menor potencial, como as estruturas de vidro. As pessoas que têm janelas e portas de vidro devem ter um pouco mais de cautela nesses dois dias, pois elas sofreram uma vibração. Algumas pessoas já vieram reclamar que houve danos nos prédios em raio de 100 metros. Se você sentiu os efeitos dessa onda de deslocamento de ar, tenha um pouco mais de cautela”, destacou o coronel Veloso.

(Foto: Maria Clara Estrêla/ODIA)

Na primeira avaliação do Corpo de Bombeiros, é possível notar que em alguns prédios vizinhos apresentam danos nas marquises metálicas e nos forros, que estão soltando. A orientação é que cada estabelecimento observe a estrutura dos prédios nos próximos dias e faça uma avaliação para verificar se houve danos. 

Kimiko Nakayama, é síndica de um prédio próximo ao restaurante e contou do susto. Segundo ela, a primeira reação foi entrar no quarto da filha e segurar a criança. A moradora relata que alguns apartamentos sofreram danos, como luminárias caindo e vidros estilhaçando, mas sem feridos.

“Eu moro no sétimo andar e senti o tremor. Estava indo tomar banho quando ocorreu a explosão. A gente ficou na dúvida se era um carro, se era estrutural, mas foi assustador. O prédio tremeu. No nosso, teve vidro que quebrou, luminária que caiu, o gesso, alguns apartamentos que ficaram com estilhaços na varanda”, contou a moradora.


(Fotos: Reprodução/Redes sociais)

Os estabelecimentos que ficam próximos ao restaurante também tiveram muitos prejuízos. Uma loja de departamentos em frente ao local do ocorrido teve todas as vidraças quebradas e parte do gesso destruídos após ser atingida pela onda de ar e por estilhaços. 

Restaurante Coco Bambu deverá ficar interditado até conclusão do laudo

Segundo a Defesa Civil Municipal, o restaurante Coco Bambu, localizado ao lado do Vasto, deverá ficar interditado até conclusão do laudo da perícia. O restaurante faz parte do mesmo grupo que é proprietário do local onde ocorreu a explosão e também foi atingido. Já as lojas próximas ao restaurante Vasto terão que solicitar perícia dos bombeiros pra avaliarem os danos.

"As lojas vão ligar para que a gente mande um técnico para emitir o laudo, mas aqui o laudo só será feito depois que ouvir as partes. Para saber se tinha alguma pessoa dentro, se tinha alguma pessoa passando. A gente pede, inclusive, que se alguém estava passando e viu o que aconteceu, nos procure, para que a gente possa ter dados. Nós vamos fazer o levantamento do que realmente possa ter acontecido. Não há prazo para a interdição, vai depender das pessoas que sofreram os acidentes se tem condições de falar, e também de vigilantes ou seguranças que estavam mais próximos do que aconteceu", explica o gerente de operações da Defesa Civil, Marcos Rolf.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros deve permanecer a postos no local da explosão até o fim da perícia como medida de precaução. A Rua Professor Joca Vieira também deverá ficar interditada até a conclusão dos trabalhos.


Mais sobre: