Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Famílias desabrigadas: Dr. Pessoa afirma que em 2 meses trará solução para o problema

De acordo com a SEMDUH, o prefeito está buscando recursos para as construções de projetos habitacionais para as famílias

24/03/2022 17:24

Desde janeiro deste ano, diversas famílias teresinenses enfrentam o grande drama de ter suas residências atingidas pelas chuvas intensas na capital. Atualmente, 753 famílias estão desabrigadas. Dessas, muitas estão em casas de familiares e amigos, já outras encontram-se alojadas em escolas municipais e centros comunitários. 


Leia também: Com greve, teresinenses buscam metrô e apelam para "ligeirinhos" para se locomoverem 

753 famílias estão desabrigadas em Teresina (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Diante do impasse, não há previsão para que essas pessoas retornem às suas casas ou sejam direcionadas para projetos habitacionais. Mas, segundo a  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, afirmou que dentro de dois meses trará a solução definitiva para o problema. 

De acordo com o órgão, enquanto o Comitê Emergencial, que reúne diversas secretarias da prefeitura, vem fazendo o levantamento de terrenos municipais, Dr Pessoa está buscando recursos para as construções de moradias que serão destinadas às famílias que não poderão voltar às suas residências. 

Dr. Pessoa afirma que dentro de 2 meses irá resolver o problema (Foto: Divulgação/Ascom)

“O que o prefeito falou no início do mês foi que, dentro de dois meses, ele anunciará a solução definitiva e os prazos. Estamos também fazendo o monitoramento dos imóveis que foram doados em antigos programas habitacionais. Os imóveis que não estiverem sendo usados ou que estiverem sendo usados indevidamente serão retomados pela Caixa Econômica Federal para, posteriormente, serem remanejados às famílias desabrigadas”, explica a SEMDUH. 


Veja mais: “A culpa é 100% dos empresários”, diz Dr. Pessoa sobre crise no transporte público 

Como as famílias estão sendo auxiliadas?

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), das 753 famílias desabrigadas, 583 estão inseridas no Programa Cidade Solidária, onde é feita uma assistência emergencial, com entregas de kits de limpeza, higiene e cestas básicas.

Cerca de 170 famílias ainda não estão cadastradas no programa Cidade Solidária (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Para que uma família seja beneficiada no programa, primeiramente é necessário que seja feito um cadastro por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas. Com isso, cerca de 170 famílias ainda não estão cadastradas e, consequentemente, não possuem acesso ao auxílio oferecido pela prefeitura. 

E as famílias que estão nas escolas?

Atualmente, 50 famílias ocupam as escolas municipais Domingos Afonso Mafrense, Minha Casa, Mocambinho e Nova Brasília, todas na zona Norte de Teresina. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), devido às ocupações, cerca de mil alunos matriculados nessas escolas ainda não puderam retornar às atividades educativas de forma presencial. 

Prefeitura tem até Abril para realocar as famílias que estão nas escolas municipais (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Dessa maneira, foi determinado que o prazo para que as unidades de ensino sejam liberadas para a retomada das aulas presenciais é até a primeira quinzena de abril. “Queremos encontrar um lugar seguro para as famílias e devolver o espaço de sala de aula aos estudantes”, afirma o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso. 

Edição: Adriana Magalhães
Mais sobre: