Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Filho do presidente do TJ pode perder a visão após ser atingido por tiro no olho esquerdo

O estado de saúde de André de Almeida ainda exige cuidados de terapia intensiva

23/03/2023 11:13

Matéria atualizada ás 13h

A cirurgia de André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal Justiça do Piauí (TJ-PI), Hilo de Almeida, teve duração de sete horas e foi “extremamente delicada". É o que afirma o neurocirurgião Maurício Giraldi, que integra a equipe médica e acompanha diretamente o caso do advogado. Apesar de bem sucedida, o especialista não descarta a possibilidade da vítima perder a visão do olho atingido pelo tiro.

“O projétil teve entrada no globo ocular esquerdo, onde a lesão foi muito maior, então há um risco muito grande de não ter função no olho. A cirurgia do André foi extremamente elaborada, que poucos lugares têm condições de fazer, pois envolvia áreas nobres como visão e cérebro e, reuniu quatro equipes: de anestesia, neurocirurgia, oftalmologia com experiência em cirurgia ocular e plástica ocular, e bucomaxilo”, disse o neurocirurgião.

(Foto: Arquivo ODIA)

Após o procedimento cirúrgico, a equipe médica optou por deixar André de Almeida dormindo por 72 horas, para que seu quadro se estabilize e ele tenha melhor evolução. A tomografia realizada na manhã desta quinta-feira (23) revelou que a cirurgia foi eficiente. 

“Ele será monitorado durante 72 horas por exames laboratoriais e de imagem. Regredindo o edema e os exames de laboratório mostrando uma melhora no processo inflamatório causado pelo trauma, planejamos tirar a sedação no sábado (26)", informou o neurocirurgião Maurício Giraldi.

Matéria original

O advogado André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal Justiça do Piauí (TJ-PI), Hilo de Almeida, apresentou uma evolução clínica satisfatória nesta quinta-feira (23), segundo o boletim médico emitido pelo Hospital Universitário da UFPI. Ele realizou uma cirurgia na tarde desta quarta-feira (22) devido à gravidade do quadro de saúde. 

(Foto: Reprodução/redes sociais)

Ainda segundo o boletim médico, o estado de saúde de André de Almeida ainda exige cuidados de terapia intensiva. O advogado realizou exames complementares que testaram um bom resultado pós-operatório, e que, no momento, não há indicação de novas internações. Ele deve permanecer na UTI para  tratamento intensivo de saúde.

André de Almeida Sousa e Silva, de 37 anos, foi baleado na madrugada de quarta-feira (22), na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Ele estava em um bar quando foi baleado no rosto. O advogado foi trazido em estado grave para Teresina, onde deu entrada no HU com múltiplas fraturas e foi submetido à cirurgia. A vítima chegou em coma induzido e respirando por aparelhos.

Fonte: Com informações de Zan Viana, da ODIA TV
Mais sobre: