Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 200 escolas da rede municipal encerrarão ano letivo de 2022 só em 2023; entenda

Atraso na conclusão do calendário se deve a demora no fim da paralisação dos professores e a falta de negociações entre a categoria e a Prefeitura de Teresina.

04/11/2022 10:20

Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos assegurados por lei aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) anunciou mudanças no calendário de aulas de 2022. Os 171 Centros Municipais de Educação Infantil e as 150 escolas de Ensino Fundamental encerrarão as aulas em datas diferentes, por conta da greve dos professores que durou 213 dias, indo desde o dia 07 de fevereiro até 8 de setembro de 2022.


Leia também: Professores de Teresina suspendem greve após TCE reconhecer obrigatoriedade do piso 

(Foto: Reprodução/Semcom)

Por conta disso, 117 unidades de ensino encerram o ano letivo até o dia 31 de dezembro; já os alunos de 38 unidades da Rede Municipal terão o semestre estendido até o final de janeiro; enquanto 166 seguirão com aulas até o dia 28 de fevereiro de 2023“As escolas que encerrarão suas aulas até janeiro, retornam no dia 06 de março. Já aquele grupo que deve estender o ano letivo até fevereiro, volta à sala de aula no dia 03 de abril”, explica Dayane Martinelle, da Divisão de Inspeção Escolar da Semec.


Nouga reconhece prejuízo ao ano letivo de 2024

(Foto: Assis Fernandes/ ODIA)

O Secretário de Educação do município, Nouga Cardoso, já havia confirmado, em entrevista ao Portal O Dia, que o calendário escolar da capital estará prejudicado até 2024 . O gestor havia antecipado que o ano letivo de 2022 só terminaria em 2023. Já o ano letivo de 2023 provavelmente só terminará  em 2024.


Relembre a paralisação

A crise na educação de Teresina teve seu início no dia 07 de fevereiro, quando os professores da rede municipal deflagraram uma greve cobrando o pagamento do reajuste salarial linear de 33,23%, conforme Lei Federal, porém a Prefeitura concedeu apenas 16% de reajuste aos educadores.

(Foto: Assis Fernandes / O Dia)

A paralisação só foi encerrada no dia 8 de setembro, quando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) suspendeu a greve dos professores da rede municipal de ensino após um julgamento do TCE, que reconheceu a obrigatoriedade dos municípios piauienses de pagarem o piso nacional da educação para os professores.


Fonte: Com informações da PMT
Mais sobre: