Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina se reúnem com Setut amanhã

Nova reunião acontece após encontro da semana passada não resultar em acordo. Categoria diz que "Dr. Pessoa não consegue fazer empresários cumprirem acordo".

06/03/2022 17:23

O dilema do transporte coletivo de Teresina ganhará mais um capítulo nesta segunda-feira (07), quando motoristas e cobradores de ônibus da capital vão se reunir mais uma vez com os empresários na tentativa de chegarem a um acordo sobre o pagamento dos atrasados e do reajuste salarial da categoria.

Essa nova reunião acontece após o encontro da última quinta-feira (03) com representantes do Setut e da Strans não ter resultado em acordo nenhum. Os motoristas e cobradores de ônibus pedem o cumprimento da data base da classe, o fim dos pagamentos de diárias e o cumprimento do piso salarial, o reajuste salarial de 19,98% que cubra as perdas acumuladas durante os últimos dois anos, a volta de benefícios como tíquete alimentação e plano de saúde e melhores condições de trabalho.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A reunião de amanhã (07) abre as negociações desta semana. Na terça-feira (08), o encontro será do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Teresina) com a Strans.  Caso não haja qualquer acordo, os motoristas e cobradores de ônibus ameaçam iniciar paralisações pontuais e deflagrar greve geral por tempo indeterminado.

"A paralisação não vai acontecer amanhã como havia sido programado na semana passada. Amanhã teremos essa conversa com o Setut e na terça novamente com a Strans. Esperamos que eles cumpram com o mínimo que se espera deles, que cumprir com o que já diziam no ano passado e que deveria ter sido posto em prática desde janeiro e até agora nada", diz o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso.


Teresinenses chegam a passar horas nas paradas esperando um ônibus - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Ele se refere às declarações dadas pelos empresários no final de 2021 afirmando que as negociações e reajustes só poderiam ser discutidos em janeiro quando é a data base da categoria. Para o Sintetro, falta mais mais pulso do prefeito Dr. Pessoa (MDB) para fazer com que as empresas de ônibus de Teresina cumpram com o acordo firmado com o Município.

O cobrador Francisco Sousa diz que faz três meses que a categoria busca uma solução para o impasse junto à administração público e aos empresários, mas que não consegue retorno. 

"É só golpe em cima de golpe e a gente que sofre as consequências. Continuamos a receber por diárias, algumas empresas apenas é que pagam por mês, mas não mudou nada. O que mudou é que agora os ônibus estão lotados e a quantidade de carros é insuficiente. Eu lamento, porque o prefeito parece que não tem coragem para fazer o SETUT cumprir o contrato e os empresários dizem que não têm como resolver a situação do trabalhador", afirma.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


Leia também: Volta às aulas: Setut diz que não há demanda para aumentar frota de ônibus em Teresina 


O Sintetro não descarta a possibilidade de greve geral caso não haja um acordo ainda esta semana. A categoria vai se reunir após o encontro com o Setut amanhã para deliberar sobre a eventual proposta que os empresários fizerem. 

A Strans informou que caso seja deflagrada greve, os ônibus cadastrados pelo órgãos deverão ser colocados à disposição da população para suprir a demanda. Sobre as reivindicações dos motoristas e cobradores, o Setut informou que não tem como arcar com o que está sendo pedido sem o auxílio financeiro da Prefeitura.

Mais sobre: