Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prevista para ser entregue há 7 meses, obra do viaduto do Mercado do Peixe está parada

Prazo de entrega era setembro de 2022, mas viaduto nunca foi finalizado. Entorno da obra tem muitos buracos, que trazem prejuízos a quem passa pelo local.

13/04/2023 08:23

Prevista para ser entregue em setembro de 2022, a obra do Viaduto do Mercado do Peixe está parada em Teresina e sem previsão de conclusão, mais uma vez. Como se não bastassem o atraso na entrega do viaduto à população, quem precisa passar pelo entorno da obra, encontra muitos buracos, trânsito lento e falta de sinalização. A obra teve início de 2019 e é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).


Leia também: Obra do viaduto do Mercado do Peixe entra na etapa final 

(Foto: Assis Fernandes / O DIA)

A construção já foi paralisada outras vezes por falta de estrutura das empresas que venceram a licitação. O valor total investido estava estimado em cerca de R$ 80 milhões. A paralisação e o consequente abandono da obra trazem efeitos diretos na vida dos condutores de veículos que transitam pelo local.

É o caso do seu Antônio, que passa de moto e teme os buracos, que já danificaram até carros no local. “A dificuldade aqui é horrível. Às vezes dá problema na minha moto e se quebrar, a Prefeitura não vai pagar não”, disse o porteiro. Outra pessoa que também passa de moto pela região, o chefe de cozinha Edilson Marques tem a sorte de nunca ter caído em um dos buracos, mas conhecem quem já teve prejuízo por conta do abandono das vias próximas ao viaduto.

(Foto: Assis Fernandes / O DIA)

“Uma colega minha caiu aqui de carro, naquela última chuva de sexta feira e que alagou tudo e teve um prejuízo de mil e poucos reais. Era a noite, e ainda tinha o risco de assalto. Passo todo o dia aqui e há anos esse mesmo problema. Nunca acaba”, disse, preocupado.

Os condutores de carros, como o vendedor Antônio Sales, também temem prejuízos aos veículos com a buraqueira. “É arriscado colocar o carro aqui. Passo todo dia, mas se pudesse, não passaria”. O viaduto do Mercado do Peixe faz parte de um complexo viário que prevê a duplicação de 5.2 quilômetros da rodovia entre a ladeira do Uruguai e a ponte sobre o rio Poti. O projeto estabelece ainda a construção de mais três viadutos.

O que diz o DNIT e a SAAD Sudeste

Procurada pela reportagem, o DNIT informou que a obra está paralisada devido ao período chuvoso. O órgão destacou que assim que as chuvas cessaram, a obra será retomada. Já a Eturb, responsável pelo asfaltamento das vias ao redor do viaduto, informou por meio de nota “que a Coordenação Especial de Asfaltamento já tem ciência da demanda e irá intervir para recuperar o ponto de acesso à Av. Agostinho Pinto e Av. dos Ipês”.

Confira mais fotos:


Veja o vídeo:


Mais sobre: