Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresinenses mantêm uso de máscaras em ambientes fechados mesmo após liberação

Pelas ruas, a maioria da população mantém o uso do item de prevenção contra a Covid-19.

28/03/2022 11:17

Nesta segunda-feira (28), primeiro dia de liberação do uso de máscaras em ambientes fechados na Capital, após autorização por meio do decreto municipal, os teresinenses não deixaram de usar o equipamento de proteção. A reportagem de ODia foi às ruas do Centro comercial, região de intensa movimentação na cidade, e constatou que a maioria das pessoas seguem usando máscara dentro das lojas, casas lotéricas e farmácias. Pelas ruas, a maioria da população mantém o uso do item de prevenção contra a Covid-19.

Ivoneide Mendes e a sogra, Maria de Jesus, foram ao Centro pagar algumas contas e não se descuidaram em nenhum momento do uso da máscara. "Eu não tiro em nenhum momento quando venho ao centro, principalmente em locais aglomerados, como casa lotérica. Quem sabe, mais pra frente, em lugares com pouco movimento, eu tire um pouco para respirar. Esse vírus a gente não vê. Então tenho cuidado", disse Ivoneide.

(Fotos: Assis Fernandes/ODIA)

A dona de casa, Maria de Jesus, complementou, destacando que “a pandemia não acabou! Acho muito cedo essa retirada das máscaras. Vamos esperar mais um pouco", acrescentou.

Em uma loja do Centro, a equipe de ODia constatou que todos os clientes usavam máscaras. Entretanto, alguns vendedores estavam sem o item. "Aqui nós fazemos assim: quando não tem clientes, a gente tira a máscara para respirar melhor enquanto trabalhamos. Mas quando tem muitas pessoas, a gente coloca de novo. Porque tem aquelas pessoas que se incomodam", disse Lucas Souza, vendedor.

Liberação do uso da máscara gerou impasse entre Prefeitura e Governo

No dia 07 de março, a Prefeitura de Teresina anunciou que, a partir do dia 14, o uso de máscara ao ar livre deixaria de ser obrigatório na Capital. Seu uso obrigatório seria mantido no transporte público e em atividades que geram aglomerações, como shows e espetáculos. Assim, Teresina foi a primeira cidade do Piauí a flexibilizar o uso da máscara.


Leia também: Covid-19: Piauí não registra casos e óbitos em 24 horas pela primeira vez


O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, anunciou, na última quinta-feira (24), o fim da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados. Essa é a última etapa da liberação do equipamento de proteção em Teresina e a medida passaria a valer a partir de hoje (28).

Na sexta-feira (25), o governador Wellington Dias acatou a decisão do Comitê de Operações Emergências Municipal (COE) Estadual e deu parecer favorável à liberação do uso de máscara  em ambientes abertos e semiabertos em todo o Piauí. A medida considerou os baixos índices de contaminação da Covid e a redução na taxa de óbitos e internações decorrentes da doença.

A medida vale somente para ambientes ao ar livre, ou seja, o uso da máscara em ambientes fechados continua obrigatório no Piauí. Os imunossuprimidos também deverão continuar usando o item em caráter obrigatório em ambientes abertos e fechados.


Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Mais sobre: