Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

#SOSTeresina: Má gestão de Dr. Pessoa é o assunto mais comentado do país; veja tuítes

Através da hashtag #sosteresina os usuários estão publicando críticas contra a gestão do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

22/03/2022 10:58

O colapso do sistema de transporte coletivo de Teresina é o assunto mais comentado do Brasil no Twitter nesta terça-feira (22). Através da hashtag #sosteresina, os usuários estão publicando críticas contra a gestão do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. A greve dos motoristas e cobradores, as estações e terminais de ônibus depredados e, principalmente, a inabilidade da gestão municipal em resolver o impasse com as empresas que compõe o sistema de transporte estão entre as principais críticas dos internautas.


Leia também: 

Dr. Pessoa compara greve dos ônibus a câncer: ‘estamos trabalhando na quimioterapia’ 

No 1º dia de greve, teresinenses esperam ônibus por 3h e valor de corridas por app dispara 


Algumas postagens recuperam a propaganda eleitoral veiculada pela chapa encabeçada por Dr. Pessoa na disputa pela Prefeitura de Teresina durante as eleições de 2020. No vídeo de campanha, o então candidato havia prometido o retorno das linhas nos bairros, a volta das paradas de ônibus perto do comércio e o aumento do número de veículos, além de prometer também novos ônibus com ar condicionado. 

Dr. Pessoa deu um prazo de 100 dias para resolver o problema do transporte público. No entanto, 445 dias e inúmeras paralisações depois, a crise continua sem solução. Um levantamento feito pela gestão atual em agosto de 2021 apontou que 61 estações e oito terminais de ônibus estavam depredados na Capital. Mais de sete meses se passaram e os usuários denunciam que os equipamentos públicos seguem danificados.

“Estamos assistindo a falência completa dos órgãos de administração municipal. Teresina está à deriva, e o comandante do barco leva tudo no deboche e no péssimo humor. Já chega”, disse um dos usuários do Twitter. “Inegável que os problemas do transporte público de Teresina vêm de décadas, mas a cidade caiu em um abismo há dois anos”, afirmou outro.

Outro teresinense destacou que o problema do transporte coletivo afeta não apenas motoristas e cobradores ou usuários do sistema, mas gera uma cadeia de consequências negativas para toda a população da Capital.  “O problema do transporte público afeta muito mais a todos do que se pensa. A cidade para, economia para, negócios fecham, desemprego aumenta, criminalidade aumenta, transporte por app fica horrível e assim, nessas “pequenas” coisas, Teresina vai morrer por inanição”, destacou.

Os internautas também lembraram a greve dos professores que compõe a rede municipal de educação, deflagrada no dia 07 de fevereiro. Em protesto realizado no último dia 15 de março, professores e integrantes do movimento pelo direito à moradia foram recebidos com balas de borracha e gás lacrimogênio no Palácio da Cidade, após a Prefeitura acionar a tropa de choque da Polícia Militar para conter uma manifestação que ocorria no local. Na ocasião, uma criança chegou a ser atingida pelo gás lacrimogênio e uma mulher desmaiou durante a ação da PM.

Veja outras postagens:

Veja a nota da Prefeitura de Teresina:

Sobre um movimento na internet relacionado à greve dos motoristas e cobradores de ônibus, a Prefeitura de Teresina ressalta que apoia a democracia e que respeita o direito à opinião. A Prefeitura mantém diálogo permanente com trabalhadores e empresários na busca de soluções para o impasse.

Embora o motivo da greve seja ocasionado pela relação trabalhista entre motoristas e cobradores do sistema de transporte público e empresários, a Prefeitura de Teresina, desde que a paralisação foi anunciada, tomou providências para amenizar seus impactos.

O Tribunal Regional do Trabalho determinou, na noite dessa segunda-feira, 21, a volta da circulação dos ônibus com 80% da frota em horários de pico e de 60% no período entrepico.

A Strans cadastrou 250 veículos alternativos para atender à população durante o movimento grevista. Além disso, será implantado, na próxima semana, o serviço de táxi-lotação que também dará suporte para o transporte público de Teresina. Este serviço já vem sendo implantado de forma exitosa em outras capitais do país.


Mais sobre: